sábado, 10 de julho de 2010

Cabelos Rebeldes




Houve um tempo em que os homens estavam aos seus pés. Vinham de toda parte admirar a mulher cuja beleza dizia-se não ter rival. Mas sua forma de conduzir a própria existência revoltou autoridades maiores que se acharam no direito de puni-la. O castigo a converteu numa criatura monstruosa e os homens deixaram de arriscar suas vidas singrando os mares para vê-la. Por isso, ela passou a odiá-los.

A solidão, porém, não era o que realmente a incomodava e sim a perda de seu maior bem: seus cabelos. Eles sempre foram o mais invejável aspecto de sua também invejável beleza. Até suas duas irmãs, que foram tão belas quanto ela, desejaram aqueles cabelos. Após a punição, eles foram substituídos por entidades que além de assumirem a forma que bem desejam, feriam o rosto daquela que deveria ser sua senhora.


Para acalmar o emaranhado de seres rebeldes a pobre criatura fez uso de todos os segredos do receituário popular: imergiu-os em leite de cabra; lavou-os com mel misturado a óleo de amêndoa e até ministrou-lhes abacate com azeite morno. Mas os novos cabelos insistiam em ter vida própria.


Mesmo as imparciais Moiras se sensibilizaram com o drama e cederam aos pedidos da mulher para revelar o que o destino reservava ao tratamento capilar. A visão revelou que no futuro os cabelos seriam invariavelmente domados sob ferros quentes e ácidos. Como golpe de misericórdia, haveria ainda uma miríade de poções com nomes estranhos tais como xampu e condicionador. Convocando a mulher à realidade, Átropos, uma das Moiras, lembrou-lhe que o fio de sua vida seria cortado muito antes que ela pudesse conhecer aquelas maravilhas do amanhã.


Desde então, a dona dos cabelos inquietos passou a usar o tempo que lhe restava espiando o horizonte. Sentada no ponto mais alto da ilha, ela espera pelos incautos que por ventura chegassem até aquele lugar onde o dia e a noite se encontravam. Nessas raras ocasiões, a solitária Medusa conseguia destilar seu ódio transformando os insensíveis homens em pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário